Liberdade.


Øysand, onde gosto de me sentar para contemplar e viajar...


Era uma vez um conceito chamado Liberdade!


A Liberdade vivia de asas abertas no mundo das Ideias... Adorava voar livremente e gostava de interagir com outros conceitos, fazendo especial amizade com a Felicidade. 


Um certo dia a Liberdade foi conhecer o mundo dos Homens, mas rapidamente percebeu que no mundo dos Homens a realidade era muito diferente do mundo das Ideias... Foi quando a Liberdade conheceu outros conceitos muito utilizados pelos homens, especialmente pelos que eram viciados no poder. Então a Liberdade conheceu a Censura, a Intransigência, a Repressão... entre outros conceitos que lhe cortavam as asas e a afastavam da sua grande amiga e companheira a Felicidade!


A Liberdade rapidamente percebeu que no mundo dos Homens era difícil de encontrar a Felicidade, especialmente nos países que estavam a ser governados por musculados regimes totalitários... Tanto fazia se eram com ideologias mais à direita ou mais à esquerda... O problema era quando o totalitarismo deixava a Censura e a Repressão à solta com o objetivo de controlar as massas, na tentativa de perpetuar o poder através da força bruta! Normalmente esses regimes totalitários eram muito bons no trabalho da limpeza das ideias livres através da Propaganda Política, tentando dessa forma dar a ideia que assim era a melhor forma de se viver... 


A Liberdade não gostou de conhecer o mundo dos Homens!... Lá estava sempre muito limitada e muito raramente conseguia encontrar a sua velha amiga Felicidade. Foi com profunda tristeza que constatou como os Homens haviam criado diversas formas brutais de Censura e Repressão!


Então, aqui e ali alguns homens organizaram revoluções para serem livres, muitas vezes combatendo corajosamente os regimes totalitários… Inicialmente a Liberdade ficou muito contente, mas rapidamente as coisas tomavam um estranho caminho! Muitas vezes as revoluções eram violentas espalhando o caos e a morte… e mesmo nos casos mais pacíficos, muitos homens aproveitavam a onda de excesso de Liberdade para roubarem outros homens… A Liberdade voltou a ficar triste ao ver o que o excesso de Liberdade poderia provocar!


Certo dia a Liberdade conheceu a Ética e falou dos seus problemas, de como era difícil ser realmente Livre e Feliz no mundo dos Homens… Teria de haver alguma forma harmoniosa e sustentável de se ser livre, podendo novamente reencontrar a sua amiga Felicidade.


Então, em conversa com a Ética, um conceito cheio de Sabedoria, a Liberdade aprendeu muito e conheceu mais alguns importantes conceitos, com especial destaque para a Responsabilidade e o Respeito. 


Inicialmente a Liberdade não gostou de ser limitada e percebeu que tanto a Responsabilidade como o Respeito lhe impunham alguns limites, mas nada comparável aos limites impostos pela Censura e pela Repressão.


Ao ver que a Liberdade não estava muito contente, a Ética explicou melhor a importância de ser Responsável perante o coletivo e saber Respeitar individualmente as ideias de cada pessoa, dando sempre espaço para alguma Tolerância. 


A Ética falou então da importância da Dialética como uma forma construtiva de discutir ideias diferentes, e de nunca perder completamente o contacto com a importante realidade Metafísica do AMOR.


A Ética também explicou um pouco sobre uma característica muito antiga que sempre existiu no mundo onde os homens viviam que funciona com uma lei, a Lei do Equilíbrio. Talvez a mais antiga lei do universo e muito utilizada pela Natureza do planeta habitado pelos Homens. 


Assim a Liberdade conseguiu encontrar uma forma mais natural e equilibrada para conseguir existir no mundo dos Homens, e todos poderem ter a agradável presença da Felicidade de forma sustentável e harmoniosa.


E assim a Liberdade percebeu que só no mundo das ideias é que conseguia ser completamente livre, porque no mundo dos Homens a liberdade de um acaba quando começa a liberdade do outro!


Os excessos são sempre um problema… A solução está na busca da harmonia do equilíbrio!


João Ferreira 

17 04 2024

Øysand - Noruega 





Comentários

  1. É isto mesmo 🙌 e se todos tivessem este comportamento o Mundo era muito mais bonito ❤️ beijinhos da tua fã número 1

    ResponderEliminar

Enviar um comentário